Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

GERAL

04/10/2013 15:02 Enviar notícia por email

Estátua da Liberdade em fase final de montagem

Foto por Marcelo Becker Clique para Ampliar Imagens Marcelo Becker
Marcelo Becker

A Estátua da Liberdade da Havan que chegou nesta quinta-feira em Criciúma está em fase final de montagem no estacionamento da loja e ainda sobre a carroceria da carreta que a trouxe do Litoral Norte. O grupo de funcionários da empresa que construiu o monumento de fibra espera colocá-lo de pé sobre o pedestal  às margens da Avenida Centenário neste sábado ou, no máximo, até segunda-feira.

Se o braço direito da estátua já saiu pronto direto da fábrica, o membro esquerdo preciso vir separado e montado só na chegada a Criciúma. O motivo é simples: se os dois braços viessem prontos a estátua ficaria com uma largura além do permitido para cargas especiais nas rodovias ou estradas por onde viesse.

Esse braço esquerdo carrega a famosa tábua na qual está escrito, em números romanos, a data da independência dos Estados Unidos: 4 de Julho de 1776 (JULY IV MDCCLXXVI).
O monumento de 35 metros de altura é todo de fibra, mas sustentado na parte interna por uma estrutura metálica de quase duas toneladas que garantem estabilidade mesmo com um forte vendaval. Nos pés da estátua será colocado um alçapão de acesso ao interior da estátua para eventuais manutenções.

O pedestal da estátua que ficará em frente a Havan será simples e sem o famoso poema “The New Colossus” (O Novo Colosso) de Emma Lazarus, poetisa norte-americana, que está na Estátua da Liberdade original. O verdadeiro monumento americano tem em 92,99 metros de altura contando com o pedestal.

Mais Fotos

Voltar

Últimas Notícias

Mais Notícias